domingo, 22 de novembro de 2009

Centro Social e Paroquial do Amial

Após termos entrado em contacto via e-mail com o Centro Social e Paroquial do Amial e termos visitado a instituição, ficou estipulado que lá poderíamos exercer voluntariado. No local, uma das assistentes sociais reuniu-se connosco e apurámos os obstáculos e potencialidades dos nossos planos. Para já iremos realizar algumas actividades com os idosos do centro de dia. 
A fim de sabermos os gostos e as necessidades deles, realizámos um pequeno inquérito, o qual será brevemente posto em prática, para podermos  trabalhar com o grupo do CSPA, tendo em consideração as preferências da maioria.
O nosso projecto, a meu ver, está "no bom caminho". Começou de forma bastante positiva, no entanto fomos confrontados com algumas dificuldades, naturalmente, como o possível desinteresse dos idosos da instituição e as incapacidades físicas de alguns.
Poderão ver o inquérito aqui:
http://img230.imageshack.us/img230/8990/inqueritoblog.jpg 
(é necessário fazer 'zoom' para uma melhor qualidade da imagem).

Jessica Lima

1 comentário:

  1. Ola! Parece que o vosso trabalho já está encaminhado.
    Como sabes a minha mãe trabalha num centro comunitário e o que eu gostava de fazer com idosos era jogar cartas ou ao dominó. Às vezes também fazíamos desenhos e falavam-me da vida deles. Actualmente nos centros de dia encontramos idosos cada vez mais velhos, lembro-me que enquanto há uns anos lá no Centro havia senhoras com 50 e tal anos que iam conversar para lá, actualmente com essa idade ainda estão a trabalhar e encontramos cada vez mais idosos com 80s e tais anos, com capacidades um pouco reduzidas que por alguma razão (indisponibilidade monetária, por ex.) não se encontram no lar. Por isso, esquece actividades muito dinâmicas, como ginásticas ou palestras. Mesmo em termos de festas ou eventos do género há menos adesão. A venda de Natal lá do Centro tinha montes de gente e actualmente vão algumas senhoras dos seus 60/70 anos com mais poder económico e depois ficam lá a tomar chá (adivinha quem as serviu?)

    ResponderEliminar